A ideia de um corpo ideal sempre existiu, mas o que nem todo mundo lembra é que esse padrão muda ao longo dos séculos e segundo cada cultura. Nem sempre a magreza foi sinônimo de beleza, nem de saúde.
Atrelado a isso, há um sofrimento para alcançar esses padrões, principalmente sobre as mulheres. Um sofrimento bastante lucrativo, utilizado pela indústria e profissionais para vender produtos milagrosos que prometem resultados mágicos ou a barriga chapada a um cházinho de distância.
Nesse cenário, o nutricionista é visto como salvador por alguns e temido por outros. Isso, quando as pessoas não decidem fazer mudanças na alimentação ou suplementação sem acompanhamento profissional. Por isso, é de extrema importância saber como conduzir a conversa, pois é um assunto delicado e existe um risco de contribuir para comportamentos disfuncionais ou até mesmo um transtorno alimentar.
Claro que, além de dentro do consultório, o nutricionista tem um papel como profissional da saúde de trazer para a coletividade esse tema de extrema relevância. Como tratar sobre algo tão delicado?
É o que vamos discutir nesse episódio 😊
Ah, e o papo não termina aqui: tem mais ideias te esperando no Instagram e no blog da Dietbox.
🎤 Sobre o Vitamina D:
O Vitamina D é um bate-papo sobre Nutrição, saúde, bem-estar, carreira do nutri e comportamento alimentar comandado pelo time de nutricionistas da Dietbox. Na nossa vitamina, entram ingredientes como alimentos, cultura, estilo de vida, desmistificação da alimentação saudável e ciência – sempre com tom bem leve e gostoso de saborear.
É conteúdo com vitamina D, de Dietbox.
👉 Fontes e materiais de apoio:
Hercovici, C. & Bay, L. (1997). Anorexia nervosa e bulimia nervosa: Ameaças à autonomia. Porto Alegre: Artes Médicas.
Carreteiro, T. A. (2005). Corpo e contemporaneidade. Psicologia em Revista, 11(17), 62-76.
OLIVEIRA, Leticia Langlois; HUTZ, Claúdio Simon. Transtornos alimentares: o papel dos aspectos culturais no mundo contemporâneo. Psicologia em estudo, v. 15, p. 575-582, 2010.
Ambulim:
https://ambulim.org.br/distorcao-e-insatisfacao-com-o-tamanho-corporal-de-jovens-universitarios/