Casos Clínicos de NutriçãoPERDA DE PESO INVOLUTARIA COM QUADRO DE DIARREIA PERSISTENTE
Luana Nogueira perguntou há 3 meses

PACIENTE, FEMININA, 68 ANOS, 151CM, 48,200KG, HISTORICO DE CIRURGIA DE MEGACOLON, NA QUAL RETIROU 3 PEDAÇOS DO INTESTINO GROSSO EM 1985, SERRA DORIA EM 2014, CIRURGIA DE HÉRNIA NO ABDOMEN HÁ 2 ANOS, NEGA ALERGIA OU INTOLERANCIA ALIMENTAR, FAZ 5 REFEIÇÕES POR DIA, COM UM BOM VOLUME, MAS TEM QUADRO PERSISTENTE DE DIARREIA HÁ 3 MESES, REFERE QUE TODA TARDE INDEPENDENTE DO QUE COMA OU SE FICA SEM COMER, TEM O QUADRO DIARREICO QUE SO FINALIZA AO NÃO TER MAIS NADA, DESEJA GANHAR PESO, POIS DESDE A CIRURGIA DE 85 NÃO CONSEGUIU PASSAR OS 50 QUILOS.
GOSTARIA DE ESTRATEGIAS DE COMO PROCEDER, OS EXAMES SOLICITADOS ESTAVAM COM RESULTADOS NOS PARAMENTROS.

2 Respostas
Bettina Del Pino respondeu há 2 meses

Olá, Luana! Se ainda não foi feito, é essencial encaminhar a paciente para avaliação médica especializada para investigar a causa persistente da diarreia e discutir o manejo. O médico pode solicitar exames específicos, avaliar a necessidade de medicação para controlar a diarreia, e investigar outras possíveis complicações das cirurgias anteriores. 
Falando sobre a parte nutricional, é importante que faça uma avaliação nutricional detalhada para entender melhor os padrões alimentares, a tolerância a diferentes tipos de alimentos, e a possível correlação dos sintomas com certos grupos alimentares. Busque fracionar as refeições e incluir alimentos de fácil digestão para evitar sobrecarga do sistema digestivo. 

Luana Nogueira respondeu há 2 meses

Olá, obrigada pelas orientações.