Casos Clínicos de NutriçãoPaciente com nódulos tireoidianos e obesidade
Nathalie Fernandes Sales e Silva perguntou há 9 meses

Olá, estou com uma paciente mulher, 44 anos, 1,74metros de altura, 100,6 kg e IMC 35,54. A paciente relatou ter nódulos grandes na tireoide e está vendo a possibilidade de retirá-la. 
Também relatou ter problemas para perder peso. Toma Puran t4, remédio usado para hipotireoidismo. Recentemente, relatou ter ganho de peso.
Qual deve ser a conduta nutricional neste caso?

1 Respostas
Ester Tito respondeu há 8 meses

Em relação ao Puran, ele tem alguns cuidados importantes como não se alimentar tão próximo do horário que tomar esse remédio, ele tem que ser tomado em jejum, quando muito próximo da refeição, acaba diminuindo sua ação. Vi em alguns estudos que pedem que o Puran seja tomado em jejum, na distância de 2 a 4 horas da próxima refeição. E também tem que tomar cuidado com alguns alimentos que cortam o efeito quando consumido, como o café entre outros.
O hipotireoidismo pode ter associação com anemia, colesterol alto, glicemia alterada, Importante acompanhar esses exames. Alguns estudos até sugerem dieta sem glúten, sem evidências em humanos. Mas minha conduta é baseada em outras doenças encontradas na minha paciente. Ela tem anemia ferrropriva, pré diabetes, colesterol alto e está no sobrepeso, o que bate com as doenças associadas ao hipotireoidismo segundo a literatura. Não cheguei a utilizar a retirada de glúten, pois os parâmetros bioquimicos da minha paciente estão melhorando, não necessitando tirar algo que para ela seja tão difícil. 
A conduta irá depender do resultado dos exames e doenças associadas.