Casos Clínicos de NutriçãoPaciente com hipotireoidismo
Karolaine dos Santos Barbosa perguntou há 3 meses

Paciente com hipotireoidismo, intolerante a glúten e a lactose. Em busca de emagrecimento e hipertrofia. Preciso fazer uma dieta restritiva?

1 Respostas
Nutricionista Liliane Macedo respondeu há 2 meses

Olá, Karolaine!
Investigou qual a causa desse hipotireoidismo? a intolerância a lactose e ao glúten tem relação com o hipotireoidismo também. Investigue tireoidite de hashimoto.
É preciso também avaliar deficiências nutricionais importantes na saúde tireoidiana como deficiência de ferro (ferritina e saturação de transferrina), zinco, selênio, vitamina D, iodo, magnésio.
Faria também uma modulação intestinal, ainda mais se tiver relação com hashimoto. Faria sim a restrição de glúten e lactose, pois se o paciente realmente tem um diagnóstico dessas intolerâncias se faz necessário a restrição (intolerância a lactose e DC tem relação negativa na absorção da levotiroxina, avalie se não é um paciente que precisa sempre estar aumentando a dose da medicação).
Caso ela realmente tiver um % de gordura elevado, faria primeiro o processo de emagrecimento (visando a manutenção da massa muscular para que não haja uma perda expressiva) e após isso, o processo de hipertrofia.
Avalie outras possíveis deficiências nutricionais, enzimas hepáticas, digestão, qualidade do sono, manejo do estresse, prática de exercícios físicos…
investigue outras condições também como dislipidemias, RI…