Casos Clínicos de NutriçãoPaciente com bons hábitos, mas muita constipação
Valéria Scapinelli perguntou há 2 meses

Paciente com 25 anos, 1,58m de altura, 47,3kg – perda de peso recente, pratica musculação e corrida, sente falta de apetite, constipada (evacua 2 vezes na semana) – alimentação balanceada e saudável (fibras ok), consumo de industrializados baixo, deficiência de vitamina b12 e vitamina d  (porem já faz suplementação por indicação médica), consumo hídrico de 1,5L ao dia, faz uso de probiotico “Multi-bi” – alguma indicação de conduta exceto aumento de ingestão hídrica e aumento de fibras?

3 Respostas
Nutricionista Liliane Macedo respondeu há 1 mês

Primeiro você precisar descobrir a causa da constipação, são inúmeras! E lembra-se que a constipação é um sintoma
Mas, de forma geral, eu apostaria no psyllium (5g) – precisa tomar mais água pra não piorar -, 2 kiwi por dia, suplemento de magnésio, medidas comportamentais como posição no vaso sanitário, não negar o estímulo evacuatório. Veja se a quantidade de fibras não foi adicionada de uma forma abrupta e se realmente está na quantidade adequeda.
 

Marcelo Gomes Santos respondeu há 1 mês

Para constipação há diversos motivos, não necessariamente é a ausência de fibras, pode ser as escolhas erradas de tais fibras. Nessa caso eu Aumentaria consumo diários de água, esta muito baixo para uma pessoa adulta, iniciaria a suplementação de psyllium + fibra da maçã, talvez adiconar castanhas devido as fibras e oléo natural. Iria acompanhando o caso de perto. 

Isabel Mol dos Santos Gonçalves respondeu há 1 mês

utilizo muito em minhas prescrições. a aveia e tbm uma vitamina de mamão ,banana e suco de laranja (sem leite ) , ele pode estar tambem com disbiose , investigue consumo de probioticos ,