Gabriela Maria perguntou há 6 meses

Coloquei no meu insta uma caixinha de perguntas sobre LEITE, para que os seguidores colocassem algo que já tinham ouvido falar e que não sabia se era verdade ou mito, que depois eu faria um post sobre as respostas que tivesse…
Recebi uma resposta que não entendi muito bem, e estou na dúvida
Recebi o seguinte: “As imunoglobulinas, do sistema de defesa que passam da vaca para o bezerro e os efeitos nos humanos” 
Se alguém puder ajudar, agradeço muto!

2 Respostas
Rafael Zuba Bueno respondeu há 6 meses

Os efeitos das imunoglobulinas da vaca para os humanos são os seguintes:

  • Alergias: As imunoglobulinas da vaca podem causar alergias em humanos, especialmente em pessoas que são alérgicas à proteína do leite de vaca.
  • Reação anafilática: Em casos raros, as imunoglobulinas da vaca podem causar uma reação anafilática, que é uma reação alérgica grave que pode ser fatal.

Para evitar os efeitos negativos das imunoglobulinas da vaca para os humanos, é importante que as pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca evitem consumir produtos derivados de leite de vaca, incluindo leite, queijo, iogurte e manteiga.

Wallaxy Costeira respondeu há 6 meses

Quando falamos de alergia alimentar relacionada ao leite de vaca, existe uma relação maior com as frações proteicas e capacidade de digestão do individuo. 
No caso, os humanos não tem uma familiaridade com B-lactoglobulina, mas sim com a Alfa. Dito isso, justifica as alergias ao leite de vaca, já que a Beta-lactoglobulina está presente em maior quantidade e possui um resistência maior a digestão enzimática e de ácidos. 
EM RELAÇÃO A PERGUNTA DO INSTAGRAM: 
Provavelmente a pessoa gostaria de saber o papel das Ig’s que contem no leite de vaca, se teriam um papel similar as do leite materno, ambos contém uma grande variedade de Ig’s porém em quantidades totalmente diferentes. Leite materno a predominância ´´e IgA e no leite de vaca IgG. 
Mas, as pesquisas mostram que os Ig’s estão atrelados a respostas positivas e não negativas. 

Quanto a alergia, não seria o IgG que causaria isso, mas sim as frações proteicas do leite. 

Fico a disposição 
Wallaxy Costeira Nutricionista
@wallaxynutricionista