Paciente X, 2 anos, sexo feminino, prematura.
Paciente x desde o primeiro ano de vida apresenta baixo peso, exames bioquímicos normais, faz acompanhamento com pediatra regularmente.
Dieta oral não é bem aceita, apresenta seletividade, faz uso de formulas infantis (já não esta aceitando bem). Já entrei com alguns suplementos e não tivemos boa evolução.
Nos acompanhamentos nutricionais, não passa de 1kg de ganho e muitas vezes até continua perdendo peso.
Alguma dica para ajudar a solucionar o baixo peso da paciente X?
Olá Dra. Renata, durante essa fase pré-escolar é normal termos aumento da independência, diminuição da velocidade de ganho de peso e altura e a diminuição no interesse pela comida e do apetite, porém este é um comportamento passageiro. Uma dica seria manter horários regulares, com intervalos suficientes para que a criança sinta fome na próxima refeição, assim como oferecer volumes pequenos de alimentos em cada refeição. Para os alimentos que estão sendo recusados tente mudar a forma de preparo e realizar uma nova tentativa em outra refeição, outra coisa que pode lhe ajudar seria inserir a criança no momento da compra e do preparo do alimento. Uma pergunta como está as fezes da criança? E a frequência de evacuações? Espero ter ajudado 🙂