Casos Clínicos de Nutriçãocausa de deficiencia de ferro
Larissa Moss perguntou há 2 meses

Mulher, 27 anos, SOP, Ferritina baixa 12 , Hemoglobina 13, tem sintomatologia de anemia ferropriva. Gostaria de investigar a causa de deficiência de ferro, pois, tem boa ingesta de fontes de ferro, menstruação regular e baixo fluxo devido uso prolongado de anticoncepcional. Alem do exame de verme, o que analisar via exame e clinica?

2 Respostas
Ana Maria Geralda Rutren dos Santos respondeu há 2 meses

Solicitar o exame de PCR-US para fazer a avaliação de inflamação, se o resultado estiver acima de 0,300 a paciente tem uma inflamação que vai dificultar de absorção do ferro.

Nutricionista Liliane Macedo respondeu há 1 mês

Investigue como é a digestão de proteínas (se apresenta sintomas de má digestão ao consumir proteínas), se há presença de alimentos mal digeridos nas fezes (solicite coprológico funcional) possibilidade de hipocloridria (pois é importante a ação do ácido clorídrico na ionização do ferro, favorecendo a absorção).
Avalie presença de fatores que diminui a absorção de ferro como o cálcio, fitatos, oxalatos, cafeína… que esteja sendo ingerido junto à refeição ou um tempo após a refeição.
Dá mesma forma, inclua nutrientes importantes na metabolização do ferro.
Analise se o AC tem interações com a diminuição da absorção do ferro (ou outro possível medicamento que ela possa usar).
E, encaminhe para o médico fazer a suplementação intravenosa, pois suplementação via oral de ferro, numa ferritina de 12, não irá nem fazer cócegas.