Thamires Scatena de Francisco perguntou há 2 semanas

Nutris, Paciente mulher, 35 anos, 50kg – 1,62 de altura, não faz uso de medicação continua, treina 3x na semana musculação, buscou atendimento para ganho de massa muscular e mudança de hábitos. 

Chegou com vitamina b12 e vitamina D baixa, iniciamos suplementação e mudança na alimentação e foi bem positivo, porém no ultimo exame notei a Hemoglobina baixa e queria saber se enquadra em uma anemia, e se sim, qual a melhor suplementação nesse caso? Vou deixar os dados do exame abaixo:

Hemoglobina: 11,2 – Ferro sérico: 110 ug/dl – Ferritina: 72 ng/ml – Transferrina 223 mg/dl 
Vitamina D: 29,77 ng/ml – Vitamina B12 – 536 pg/ml

Obrigada 🙂

4 Respostas
Thamires Scatena de Francisco respondeu há 2 semanas

Plaquetas 266.0000
Hematócrito 33,8%

Matheus Albuquerque respondeu há 2 semanas

Sou apenas um estudante, mas examinar a função renal talvez seja importante já que mulheres após os 50 anos apresentam risco aumentado de insuficiência o que pode influenciar no quadro de anemia. Espero ter ajudado.

Ana Claudia Frasson Pretti respondeu há 2 semanas

Ei Thamires, tudo bem!
A hemoglobina é um dos últimos marcadores a ser impactado pela falta de ferro e quando isso ocorre é porque existe sim uma anemia instalada, apesar da ferritina estar em um nível aceitável.
E como a hemoglobina  está abaixo do mínimo (11,2),  indica que o transporte de oxigênio no sangue não está ideal.
Nesse caso precisa sim de suplementação e eu geralmente faço com ferro bisglicinato associado a vitamina C.
Espero ter ajudado!

Thamires Scatena de Francisco respondeu há 2 semanas

Ana, muito obrigada! Imaginei que precisasse mesmo entrar com suplementação. Eu estou atuando a pouco tempo, então ainda fico um pouco em dúvida nessa parte de suplementar. Em questão de dosagem, você acha esse composto bom: Bisglinato ferroso 34mg + vitamina c 45mg + ácido fólico 614 mcg, por 60 dias?