Casos Clínicos de NutriçãoPlano Alimentar Idosa
Aleksandra Maria Vieira perguntou há 3 meses

Paciente, mulher, 87 anos, acamada (sofreu um acidente, quebrou o fêmur a 1 ano atrás). Informa que não sente muita vontade de comer, não gosta da comida que é oferecida pela família. não tem uma boa noite de sono, acorda as 2h da manhã e fica acordada até o amanhecer. Algumas vezes, sente vontade de comer na madrugada e toma um caldo que é deixado próximo a cama dentro de uma garrafa térmica. Tem constipação com gases.
Medicamentos/Suplementos:
BenicarAnlo 20mg + 5mg (hipertensão) – 1x/dia
Vitafer – Sulfato ferroso (Auto prescrição, ela informou que se sente que o intestino fica melhor quando ela toma, o medico solicitou que não tomasse). – 1x/dia
Lavitran A-Z – Mulher – 1x/dia
 

3 Respostas
Rayra santos respondeu há 3 meses

oi, Aleksandra!!

Qual alternativa essa idosa teria ja que nao gosta da comida oferecida pela familia?

Diego Richard respondeu há 3 meses

Não ficou muito claro o que vc precisa, mas se for na questão da falta de apetite da idosa, tem que ver com esta sendo a apresentação das refeições servidas a ela, qual a forma de cocção pois as vzs nessa idade alguns idoses tem dificuldades de mastigação devido a falta de dentes ou próteses mal inseridas, dor ao engolir, ou ate mesmo comida de uma cor so.. enfim acho que vc deveria fazer uma anamnese mais completa da paciente para investigar melhor. Aposte também em temperos mais naturais mais que de gosto na comida com opor exemplo: açafrão,coentro, manjericão etc.. 

Aleksandra Maria Vieira respondeu há 2 meses

Olá Rayra.
Ela não sente vontade de comer e diz que não gosta dos alimentos que a família dá para ela.
Por ela ficar sempre deitada, e não gosta de se movimentar. ela não tenha muita fome durante o dia e quando chega a noite sente vontade de comer.
Irei receber um feedback da dieta que prescrevi. vamos ver o que melhorou neste mês